A Opinião

maio 31, 2006

Um café com... André Ferreira - AEESAP

Tomamos um café com André Ferreira, o Presidente da Direcção da Associação de Estudantes da Escola Adolfo Portela, um dia depois da manifestação protagonizada pelos alunos devido ás mudanças no dia aberto da Adolfo.

Segue aquela que foi a entrevista possível…

O que te motivou a candidatar à presidência da AEESAP?

O falhanço no projecto do ano anterior deu-me vontade de demonstrar que era capaz de fazer melhor. Queria fazer algo melhor pela Adolfo Portela e pelos seus alunos, mesmo tendo a consciência de que isso nem sempre é fácil devido à pouca interacção que existe entre os professores e a associação de estudante.

No ano passado pertencias a um projecto que não foi o escolhido. O que é que falhou no ano passado?

Sinceramente não sei dizer. Fizemos uma campanha que como à muito não se via naquela escola, mas mesmo assim não deu! Parecia que tinha-mos tudo nas mãos mas que já no final fomos derrotados! Talvez por a nossa lista não ser a X que desde à muitos anos tem vencido as eleições.

Desde de 2002 que a lista X tem vencido todas as eleições para a AEESAP. Tens alguma explicação para isso? Como defines a história dessa lista que tem já seis anos?

Uma explicação pode ser o seu bom trabalho! Se não fosse boa não era tantas vezes eleita! A ESAP já está habituada a letra X. Que por sinal é normalmente a melhor lista e tenta servir ao máximo o interesse dos alunos.

Como qualificas o trabalho desempenhado até agora?

Até agora temos feito um bom trabalho, não há reclamações. Tentamos realizar o máximo de actividades possíveis e tentamos ao máximo cumprir o nosso programa, o que nem sempre é fácil devido a não aprovação de muitos projectos por parte do concelho executivo, contudo, todos os que são aprovados, tentamos realiza-los da melhor maneira.

As funções que desempenhas na AE prejudicam o teu desempenho escolar?

As funções na AE em nada prejudicam o nosso desempenho, temos muito tempo para uma coisa e para a outra! E com o apoio que temos de elementos não pertencentes a AE não somos obrigados a abdicar dos estudos para nos preocuparmos com a AE!

Achas que as pessoas dão o devido valor ao empenho da AE?

Acho que sim, todos sabem que não é fácil estar a frente da AE da ESAP e nós mostramos que temos vontade de trabalhar e tentamos fazer o melhor pelos alunos!

Como avalias a tua relação com os restantes órgãos da AEESAP?

É muito boa somos muito unidos tanto os órgãos da AEESAP como todos os apoiantes e restantes alunos. Posso dizer que não me dou mal com ninguém.

Que tipo de apoio têm recebido por parte desses órgãos e de outros, como por exemplo da CMA? Têm sido os necessários?

Temos recebido alguns apoios não se negaram em nenhum apoio embora não tenham sido pedidos muitos!

Houve uma manifestação no dia aberto, ou melhor na tarde aberta da ESAP. Qual foi o motivo dessa manifestação?

Todos os anos tivemos dia aberto na Adolfo. Este ano, infelizmente, não tivemos e tanto nos AE, como todos os alunos da escola, ficamos um pouco revoltados com a situação.

Esta situação deixou-nos muito tristes e indignados, pois a AE tinha apresentado projectos para o dia inteiro e posteriormente o executivo disse que não foram apresentados projectos suficientes para não haver aulas o dia todo. Contudo, nós só podemos realizar metade dos nossos projectos, pois era impensável realizarmo-los todos só da parte da tarde. Nunca tivemos um dia aberto tão “seca” nesta escola.

Qual foi a responsabilidade da AEESAP nessa manifestação?

Não foi nenhum elemento da associação que teve a ideia da manifestação, mas essa pessoa falou comigo e eu dei todo o meu apoio assim como todos os alunos da nossa escola pois o sentimento de injustiça era geral e isso viu-se no primeiro intervalo. E estão de parabéns todos os alunos que participaram, pois mostraram o seu descontentamento de forma civilizada.

Quem foi o responsável pela manifestação ter decorrido de uma forma tão ordeira, estranha mesmo neste tipo de manifestações?

Como disse, a manifestação não foi organizada pela AEESAP mas teve todo o seu apoio. Acho que todos tiveram responsabilidade na forma ordeira como mostraram o seu descontentamento. Posso mesmo dizer que nunca tinha visto a escola tão unida por uma causa.

Caso necessite a AEESAP voltará a fazer este tipo de manifestação?

Acho que neste caso especifico esta foi a melhor maneira de mostrar o descontentamento geral. Caso se repita outra atitude que nos deixe descontentes como foi o caso, estou certo que demonstraremos sempre esse descontentamento de uma forma civilizada.

A tarde aberta foi ou não uma verdadeira tarde aberta?

Acabou por ser uma tarde aberta. Mas de inicio isso não estava previsto, apenas alunos da ESAP poderiam entrar e alguns alunos da ESMC que iriam cooperar com a AEESAP. Mas por fim todos poderão entrar, tinham era que entregar ao portão um elemento que os identificasse.

Qual foi o nível de intervenção da AEESAP na organização da tarde aberta?

Interviemos ao máximo mesmo. E aproveito desde já para dar os parabéns ao Kenny (Presidente do Pelouro Recreativo-Cultural) que deu o seu máximo para que tudo corresse bem. Ele foi fundamental, mas todos os outros elementos também ajudaram.

Achas que a comunidade em geral, e os alunos em particular ganharam com a diminuição do dia aberto para tarde aberta?

Acho que se tivéssemos ganho não teríamos feito aquela manifestação. Foi pena o que se passou e esperemos que não se volte a repetir porque todos nós perdemos com isso, era um dia a que “tínhamos direito” e não o aproveitámos.

1 Comentarios:

  • Naquela escola e eu falo com conhecimento de causa, pois andei desde 1999 a 2003 ( 7º ao 10º ano) na ESAP é dificil concretizar algo de bom e util para os alunos... E porquê?
    Porque se encontra no cadeirão numa sala num canto do polivalente ocupada há imensos anos por um Sr. chamado Henrique Coelho que em vez de ser um bom director escolar, mais se assemelha ao velho do restelo daquela escola!
    Todo o trabalho que se possa fazer ao nivel associativo passa sempre pelas mãos " do contra" daquele sujeito e falo assim irónicamente porque foi uma pessoa que pessoalmente nunca quis o meu bem... mas isso são contas doutro rosário que não são para aqui chamadas... Toda a obra que se consiga fazer ( em especial ao André que é um bom moço) é obra... e apreciei a vossa coragem, alunos, porque estive lá de passagem nessa tarde, da manifestação à revelia desse sujeito que era coisa que já não se fazia desde o celebre debate interdito no qual participou o carissimo lider Paulo Pereira contra a Micaela e ao qual levei umas faltitas por ter assistido...
    Lutar é não calar...

    By Blogger João Branco, at 3/6/06 7:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home