A Opinião

maio 31, 2006

Sistema de Saúde

Sei que neste momento é um ponto quente da agenda política, no entanto não é por essa razão que vou escrever sobre este assunto. É apenas uma questão de agradecimento para todos os profissionais e os que tencionam seguir com uma relação profissional relacionada com esta área.

Recentemente, e ao final de muitos anos, tive de recorrer ao serviço 112. Embora tenha sido a primeira vez que tal ocorreu, tenho de destacar a forma como todo o sistema funcionou. Desde a chamada telefónica, onde recebemos instruções no sentido de tentar preparar a chagada dos paramédicos ou assistentes técnicos (não sei qual o termo mais correcto), a chegada rápida dos serviços do INEM (Bombeiros), à forma como no Hospital estavam preparados para a chegada do paciente e até pela forma como foi comunicada à família a noticia que não desejava ouvir. Tenho de agradecer a forma como todos os profissionais envolvidos neste processo, de triste final, actuaram.

Se analisarmos a forma como tem evoluído o sistema nacional de Saúde, nos casos de emergência médica, verificamos que o nosso país cresceu favoravelmente, pelo que numa época em que cada vez é mais fácil criticar em vez de fazer temos todos que respeitar todos aqueles, que de forma directa ou indirecta, conseguiram implementar o sistema actual de actuação de emergência médica, possivelmente ultrapassando muitas dificuldades.

“temos de colocar a saúde como uma prioridade nacional”

No entanto temos um futuro pela frente. Embora o sistema de saúde esteja cada vez melhor, creio que de uma vez por todas, temos de colocar a saúde como uma prioridade nacional, desde a área da formação de pessoal especializado (onde já evoluímos muito, mas podemos e devemos evoluir ainda mais) até à melhoria da assistência médica em alguns pontos do país.

Não nos podemos nunca esquecer, que por cada erro na política de gestão de saúde nacional temos vidas em risco.

Paulo Paz