A Opinião

maio 31, 2006

O Estado do Desporto

Dados recentes do IDP (Instituto do Desporto de Portugal) apresentados no Congresso do Desporto mostram que a prática de desporto, nos últimos 10 anos, obteve uma descida de 16%. Este é um dado bastante preocupante tendo em conta que a cada dia que passa a nossa sociedade está involuntariamente a extinguir o desporto.

Nesse sentido o IDP revelou que somente 35,6% das pessoas praticam regularmente desporto e que destes 28,5% são jovens. O mais preocupante não são os valores em si, mas sim o efeito que estes causam na nossa sociedade. Um desses reflexos é o stress, sendo este um sintoma facilmente obtido por quem não pratica desporto. Ligado ao stress aparece o aumento da violência, a obesidade, as depressões e até mesmo o consumo de álcool e de drogas.

Inacreditável é que os sucessivos governos nada fazem para que estes dados se alterem, não se preocupando sequer com os mesmos, chegando muita das vezes a despreza-los.

Mas não são somente os governos que têm culpa relativamente a este problema. A população portuguesa, no seu geral, habituou-se à monotonia da vida actual, a um interminável circuito entre casa e trabalho, entre trabalho e casa. Com o chegar do verão alguns lá se lembram de praticar um pouco de desporto, mas com um único objectivo… Com o objectivo de não se sentirem mal consigo mesmo.

Não acredito que por mais trabalho tento a nível profissional como familiar a população não tenha cerca de uma hora por dia para fazer um qualquer tipo de exercício físico, como por exemplo, as caminhadas.

Estou certo de que se deve de investir na sensibilização sobre os perigos inerentes à falta de prática desportiva e sobre as vantagens da sua prática. É vital para a saúde da população que estes dados se alterem.

Lembrem-se de uma coisa bastante importante – A prática de desporto significa uma vida melhor.

Marco Figueiredo