A Opinião

abril 20, 2006

UM CAFÉ COM… - Williams Marques – Presidente da AEESMC

Tomamos um café com Williams Marques, o Presidente da Direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Marques Castilho, eleito pela segunda vez consecutiva.

Segue aquela que foi a entrevista possível...


O que te motivou a candidatar pela primeira vez à presidência da AEESMC?

Candidatei-me devido ao estado de desacreditação que a associação vivia perante os alunos. Candidatei-me porque tinha vontade de trabalhar de forma diferente, porque tinha um projecto dinâmico e convergente para esta AE.

E o que motivou a recandidatura?
Sinceramente, recandidatar-me não estava nos planos. Queria dar a vez a alguém capaz e com vontade de fazer algo de bom. Devido às circunstâncias fui quase obrigado a recandidatar-me. Por um lado, recandidatei-me porque sofri pressões de vários alunos e professores, que acreditavam no meu trabalho e no meu. Por outro lado recandidatei-me para evitar que a AE cai-se em mãos de quem não queria ralmente trabalhar por ela.

Como qualificas o trabalho desempenhado até ao momento?
O trabalho até agora realizado tem sido muito positivo. Poderia ser melhor, mas devido à massiva falta de apoios, dos mais diversos sectores, não nos tem sido possível fazer melhor.

Escoliadas, para quando um regresso da Marques Castilho?
(Risos…) Esse é um projecto que adoraria ver concretizado no meu mandato, e vontade de o fazer foi coisa que nunca nos faltou. É algo que infelizmente não depende só da AE mas sim da conjugação de vários factores, como a presença de professores capazes, que até existem mas não querem colaborar por divergências com a entidade organizadora, assim a necessidade da existência de uma inquestionável vontade dos alunos em participar e o apoio do Conselho Executivo.

Até agora não foi possível conjugar todos estes factores e assim sendo, este regresso está a tornar-se cada vez mais difícil.

As funções que desempenhas na AE prejudicam o teu desempenho escolar?
Não deviam, mas como a AE infelizmente se resume apenas a duas ou três pessoas empenhadas, é claro que prejudica. É difícil alguém que quer fazer muito e que realiza quase tudo o que pensa, com pouquíssima ajuda, ter tempo para estudar. É claro que se devem definir prioridades, mas quando temos paixão pelo o que fazemos deixamos tudo para trás, como a escola, os estudos, família e até por vezes amigos e namorada.

Achas que as pessoas dão o devido valor a esse teu empenho?
Essa é uma questão que pouco me importa. Quem trabalha por simples dedicação faz tudo o que está ao seu alcance. Mas é normal que nos sintamos satisfeitos e úteis quando esse reconhecimento existe.

Como avalias a tua relação com os restantes órgãos da ESMC?
Excelente. Só assim nos é permitido trabalhar com vontade e afinco em tudo. Todos os elementos nos ajudam e nós também os ajudamos a todos.

Que tipo de apoio têm recebido por parte desses órgãos e de outros, como por exemplo da CMA? Têm sido os necessários?
Como disse anteriormente, não temos apoio de ninguém exterior à escola, excepção feita à Juventude Popular. Caso eles existissem, certamente realizaríamos um trabalho superior e mais proveitoso.

Que tipo de ligação mantém a AEESMC com as restantes AE’s do concelho?
A relação que mantemos com as restantes AE’s é muito positiva e proveitosa. Com a AEESAP é excelente, inclusive no intercâmbio das actividades. Recentemente com o NESTGA estabelecemos excelentes contactos.

Williams Marques, tem 20 anos e estuda no 12º ano. Passa os tempos livres entre os escuteiros, a política, o basquetebol e os amigos.

O seu filme preferido é o Acordar para a Vida, curte Bush e um bom sumo de morango no Johnny 101. E é claro, é do FC Porto!

wmarques.aopiniao@gmail.com

14 Comentarios:

  • Falas-me em vontade de trabalhar?
    Falas-me em falta de oposição?
    Pois, Williams, foi pena que tivesse saido do Ensino Superior aqui para Coimbra pá!
    Pois era eu, e tu sabes bem que era eu que te iria fazer sombra este ano! Por isso dizes que tinhas medo que a AE caisse nas mãos erradas, nas mãos de quem não passa a vida a organizar festarolas nos bares para as pitas!
    Falta de apoio?
    Tu próprio escolhes as pessoas que te apoiam!
    Bem...
    Nem digo mais, porque não é espaço para o dizer... senão!

    By Blogger João Branco, at 25/4/06 8:10 da tarde  

  • Quem escreve um comentário destes demonstra apenas que nada sabe da actividade da AEESMC ou dos seus projectos... Demonstra talvez o porquê de não ocupar o lugar que o Williams Marques ocupa... Quanto ao trabalho do Williams e da sua equipa penso que é fácil de notar as diferenças com o passado recente...

    E fácil de entender o porquê de dizeres que irias ser a sua sombra, pois sinceramente parece-me que os alunos não te deixariam ser nada mais do que isso...

    By Blogger Unknown, at 26/4/06 1:30 da tarde  

  • Olha que não sei! De maneira que ele ainda hoje usa argumentos baixos para tenta me enxovalhar em publico como " emplastro" e coisa do género!
    Não sei nem quero saber dos seus projectos, porque simplesmente não os têm, não só porque não consegue ter uma abertura porreira a eles, como não é completamente compreendido no âmbito escolar!
    E mais, uma pessoa que no final do ano passado num sarau se demonstrava desmotivada para trabalhar demitindo-se da sua posição devia pensar em não se recandidatar nem que fosse o papa a pedir-lhe o contrário!
    Se estivesse lá este ano talvez tudo seria diferente na AEESMC, seguramente! Mas como uma pessoa evolui, prefiro bem mais andar na grandiosa Faculdade de Direito da grandiosa Universidade de Coimbra, apenas, e digo apenas uma instituição de mais de 7 séculos de história e uma faculdade que é considerada não mais que a melhor Portuguesa, mas sim a melhor que lecciona a licenciatura em Direito na Europa!
    Por isso a Marques, continua no meu coração, mas a um segundo nivel!

    By Blogger João Branco, at 26/4/06 6:35 da tarde  

  • Já ouviste falar na Clássica de Lisboa???

    By Blogger GRaNel, at 26/4/06 8:06 da tarde  

  • Caro amigo, vou-te falar sobre uma palavra que talvez não faça parte do teu campo lexical, mas mesmo tendo esse receio, falarei na mesma. Essa palavra, é a palavra responsabilidade.

    Responsabilidade foi aquilo que o Williams Marques demonstrou possuir quando decidiu apresentar a sua demissão. Estive a seu lado quando o fez e continuo-o hoje. Estou profundamente convicto de que tomou a atitude correcta no momento certo.

    Fê-lo porque ao contrário de muitos outros não teve receio de se demitir no fim do ano escolar para permitir que se realizassem eleições para a Direcção da AEESMC e respectivos pelouros logo no início do próximo ano lectivo.
    Fê-lo porque não se sentia, nem sente (posso-te eu garantir!) agarrado ao poder.

    Fê-lo porque se preocupava e preocupa com o futuro da AEESMC e porque sabia o que a associação perderia com a inactividade a que naturalmente seria exposta no início do próximo ano lectivo até que se realizassem novas eleições.

    Talvez se algum dia tivesses a responsabilidade de gerir alguma associação, soubesses aquilo que ele sentiu…

    Talvez para tua tristeza os alunos entenderam essa atitude e voltaram a elege-lo. Fizeram dele duas vezes consecutivas aquilo que me parece que querias ser mas que nunca foste.


    Mais uma coisinha…

    Sinto pena que só sintas que poderias fazer a diferença numa altura em que já não és membro desta associação. Pergunto-me por onde andas-te na altura em que o podias ter feito… Bianchi, Johny, talvez, que sabe?!

    Mas nem tudo está perdido…

    A AEESMC futuramente poderá possuir sócios ex-alunos da ESMC… Deixo-te o convite para que te tornes um e que venhas colaborar onde podes fazer a diferença, no terreno! Ai se vê quem tem ideias, quem trabalha, e quem faz a diferença…

    Em suma, quem tem obras suficientes para dar entrevistas e quem tem lábia suficiente para passar o dia a comentar as entrevistas dos outros!

    Fica o convite!

    Paulo Pereira (milu)

    By Blogger Unknown, at 27/4/06 12:50 da manhã  

  • Em jeito de resposta a estes três ultimos comentários!
    Miguel:
    Quem têm o melhor corpo docente do pais? E só falo de Castanheira Neves, Mota Pinto, Capelo de Sousa, Pinto Bronze, Gomes Canotilho, Santos Justo, Vieira de Andrade, Vital Moreira, Jonatas Machado, para não falar das lendas do passado como Teixeira Ribeiro, Cabral de Moncada, Barbosa de Melo, Oliveira Salazar, Beleza dos Santos, sim aqueles por quem tu estudas? Onde se formar, onde professoraram... Na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra!

    Paulo Pereira:
    Respeito-te profundamente como lider da concelhia da JP, acho que tens sido um politico bastante interventivo no nosso panorama concelhio, prezo-te por teres subido longe na tua Juventude, és digno do lugar que ocupas...
    Se me falta responsabilidade, esse problema só a mim me compete mudificá-lo! Não percebo como podes falar disso quando na verdade, nem me conheces de vista...
    Não vou acalorar mais essa discussão sã sobre a problemática levantada pelos meus comentário, pois algo que tenha a discutir mais... discuterei cara a cara se estiverem disponiveis para isso...
    Tornarei-me como muito gosto sócio da instituição! O Williams sabe onde me procurar não morando a menos de 500 metros da minha casa!

    Williams:
    Quem passa o tempo a prevaricar és tu! Sabes a paciência que tenho contigo quando me tentas pisar à força toda! Mas isso deixo-te com a tua consciência pois penso que nada de mal te fiz em algum dia!
    Como te deves ter equivocado tivemos uma acalorada discussão na carreira uma vez!
    Deves comer muito queijo!
    Como poderia eu ter estado ao teu lado se nunca vieste ter comigo a procurar a minha ajuda! Teria-te ajudado com todo o gosto!
    Ajuda não nego a ninguém sabes bem!
    Se me conheces bem sabes isso!
    Quanto à minha posição na JS e não na JP nem vou discutir porque andam ai a circular uns boatos que estou prestes a virar casaca, portanto não quero alimentar mais esses boatos! Estou com os pés bem assentes na estrutura da JS de Águeda, portanto...
    Vou seguir o teu conselho!!!

    João Branco

    By Blogger João Branco, at 27/4/06 3:50 da tarde  

  • Caro amigo, é verdade que não te conheço, mas acredito que não nos faltarão oportunidades...

    Em relação ao Williams e a AEESMC parece-me que teriam feito mais e melhor juntos do que afastados!

    Em relação aos boatos que referes e que desconheço totalmente espero que tal como dizes sejam boatos... Os jovens aguedenses necessitam de equipas convictas e não de popularismos!

    By Blogger Unknown, at 27/4/06 4:00 da tarde  

  • Pois é Paulo!
    Quanto à tua primeira premissa consideroc verdadeiro o que disseste! Mas não foi por falta da minha iniciativa!
    Quantos aos boatos é melhor esquecer porque vêm de dentro de alguém que quer afastar os outros para ser a vedeta da companhia, em vez de lutar e atingir o esplendor através de trabalho\obra!
    Abraços!
    João Branco!

    By Blogger João Branco, at 27/4/06 4:25 da tarde  

  • Se não foi por falta de iniciativa tua não sei... Mas também não acredito que tenha evitado esse contacto!

    By Blogger Unknown, at 27/4/06 9:08 da tarde  

  • Primeiro, " Pedrinho":
    Presidente? Quem te ouvir falar assim, pensará que é Williams Bush Jr. Marques! lol
    Lição? A única licão que conheço actualmente é um dos livros que estudo, que se institula " Lições de Introdução ao Direito" da homónima cadeira, ministrada pelo Ferrari Guy Fernando José Bronze!
    Coimbra é mesmo ela uma lição, não de estudos, mas sim de vida...
    Dengrir a imagem de alguém? Eu, me, moi... No Way, deves estar equivocado na personagem, pois quem denigre é o Sr. Williams Marques que em publico não consegue estar um minuto ao meu lado sem me chamar uma meia dúzia de nomes reles...
    Não assinei o meu nome? Estarás a precisar de óculos? Mesmo que não tenha assinado é só clicar no nick que entra logo no profile do visado!
    Uma correcção: Nunca referi Univerisidade em Coimbra, é tão mau esse termo que desprestigia a instituição, diria melhor se fosse ao seu caso, Universidade de Coimbra! Não seria assim tão brusco, pois está a ultrajar uma instituição quase milenar!
    Regards " Pedrinho"!

    By Blogger João Branco, at 29/4/06 2:14 da tarde  

  • "Há vida para lá de Coimbra e para além do Direito!"

    By Blogger Unknown, at 29/4/06 2:17 da tarde  

  • Nunca disse o contrário! Até sou um tipo que nem precisa de dizer que usa traje académico!

    By Blogger João Branco, at 29/4/06 2:20 da tarde  

  • no comments

    By Blogger Unknown, at 29/4/06 9:35 da tarde  

  • Nem me vou rebaixar a ser tão baixo, Williams!
    E quanto a ti Vidal, ou será insulto, continuarei a chamar-te Pedrinho!

    By Blogger João Branco, at 30/4/06 8:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home