A Opinião

abril 20, 2006

PENSAR À DIREITA – Jovens Políticos

Como os jovens podem fazer política?

A política não é e nem deve ser feita apenas nas câmaras municipais, em assembleias, em bloques, ou em sedes partidárias. A política deve sim começar nas escolas, e pelos estudantes. Quando falo de política, falo da política do coleguismo, da política da solidariedade, e da política da educação.

Mas como fazer política nas escolas?

A resposta é simples. Os alunos devem participar, colaborar e interagir nas associações de estudantes, devem também começar por preocuparem-se sobre as condições da escola onde estuda, no que se refere á qualidade do ensino, ás condições físicas, como áreas de lazer, locais de estudos, bibliotecas, parque de jogos, e muitos outros. Também no dia-a-dia, devem prestar atenção á cidade onde vivem, e devem começar a se questionar sobre alguns assuntos como por exemplo:

A câmara está a cuidar das praças e parques, que são locais de lazer para a população?

Está a fazer correctamente a recolha do lixo?

Existe alguma preocupação quanto a poluição provocada pelas empresas?

Estão a ser preservadas áreas verdes para que tenhamos uma melhor qualidade de vida?

O presidente da câmara está a cumprir o que prometeu em sua campanha?

“E para isto não é necessário ser-se político, é preciso sim que cada jovem expresse as suas ideias”

Estas são apenas algumas perguntas que muitos jovens fazem em voz baixa, mas que raramente procuram obter suas respostas.

E para isto não é necessário ser-se político, é preciso sim que cada jovem expresse as suas ideias, mas também as suas possíveis soluções, para algo que acha que não estar correcto, pois é por aí que as mudanças começam a ser feitas. Esta é a atitude que cada jovem tem de não ser omisso em relação a sociedade.

Desta forma, percebe-se claramente que não são necessários grandes feitos para mudar positivamente a nossa sociedade, apenas basta cada jovem não se acomodar e partir para acções que o conduza ao alcance do seu propósito.

Pedro Vidal

21 Anos - Téc. Vendas

pvidal.aopiniao@gmail.com

10 Comentarios:

  • O que é o " coleguismo"?
    Essa palavra encontra-se no dicionário de Lingua Portuguesa?
    Não creio mas vou ver ao Dicionário de Lingua Portuguêsa On-Line!!!...
    Como fazer politica nas escolas?
    Pagando finos À malta, explicando que é um clube de futebol e que quer pessoas para captar, o que´vão fazer um casting para os Morangos com Açucar!
    Interagir nas associações de estudantes? Não me parece a não ser que tenhas um wild card azul escuro!!!
    Essa parte final ai foi de rir... que propagandistica barata " Pedrinho"! Não chegas ao ponto nem com açucar a mais!!!

    By Blogger João Branco, at 6/5/06 12:23 da tarde  

  • Caro amigo,

    No messenger, quando falas comigo em tempo real pareces ser outra pessoa. Uma pessoa contra à qual nada tenho a apontar.
    Nos blogs, em particular neste, deixas-me triste desapontado. Desapontado porque revelas uma enorme falta de nível e um total desconhecimento sobre praticamente todas as matérias sobre as quais opinas.

    A JS Águeda não me diz qualquer respeito, mas como me pareces ser um militante demasiado afastado da própria estrutura a que pertences e mal informado sobre a sua pouca actividade, aproveito para te relembrar que a tua JS ainda à relativamente pouco tempo desenvolveu uma actividade na Escola Secundária Marques Castilho.

    Como vez, talvez sejas o único dirigente juvenil político de Águeda que pensa que política nas escolas se faz apenas com finos um com castings para os morangos. Ao que parece, felizmente para os jovens aguedenses, nem a tua estrutura partilha dessa tua opinião.

    Possuis tanto conhecimento, pareces conhecer tão bem o mundo associativo que ate te deixo uma sugestão...

    Porquê e que não apresentas aqui em dados concretos toda essa experiência - com todo o conhecimento de terreno que pareces ter decerto que terás muito para nos apresentares... Ou será que o mundo do associativismo ainda não te encontrou???

    Deixa-te de opinar tanto, dedica-te ao terreno...

    Ai sim se mostra o valor e as ideias de cada um... Ai se faz a diferença!

    Comentar é simples...

    By Blogger Unknown, at 6/5/06 4:20 da tarde  

  • Tenho direito a responder aos dois:

    Caro Paulo:
    Não sou um militante afastado da estrutura de Águeda, embora neste momento esteja mais afectado ao nucleo de Coimbra, do qual tenho um wild card para participar nas actividades, embora filiado em Águeda!
    Depois eu só não fui a essa actividade na Marques de Castilho, que visou o planeamento familiar e sexual dos estudantes da mesma escola porque tive exame nesse dia aqui na Faculdade e não podia de todos me desdobrar! Não me relembres, porque ainda tenho voz activa na minha estrutura!
    Mas o que fazemos ou não deixamos de fazer a ti não te diz respeito, com toda a certeza!
    Depois dou-te um conselho, quem têm medo compra um cão! E tanto tu, como esse Sr. Vidal parecem ter medo de discussões sãs! Olha o Good Moods, uma vez fui lá e ia caindo na esparrela por um fino! Repensa!
    Depois desde que estou na JS tive em quase todas, excepto aquela acção que atrás referi os motivos da minha não ida! E se tiveres os jornais antigos contarás muitas acções desde Maio do ano passado! Mais de 15 artigos com certeza!
    Só te desejo felicidades, não é por esta conversa mais azeda que não serei maldoso para ti

    Sr. Individuo: Não te reconheço autoridade para me dizeres o que queiras!
    Sou uma o besta sim, mas uma besta, porque sou uma besta, e tenta identificar o porquê de dizer isto... Sabes o que é sarcasmo!! Ironia!! Esquece nunca leste Sócrates, não percebes... Uma besta, o contrário e o igual!... Sopa para ti e para os teus olhos!
    Bem só lhe digo que o seu profile está mesmo na sua ultima afirmação! Avestruzes, nunca comi, mas ouvi falar de um tal de Pires de Lima que são sexy!!!
    Nunca me candidatei a nada, sou sincero e não hipocrita, mas vais ouvir falar do meu nome nos próximos meses, mas aguenta até lá, porque seria imprudente politicamente falar de mais nesta altura!

    Quando me conheceres, fala comigo, e vê o que te tenho a dizer sobre projectos para Águeda!
    E não consegui encontrar em nenhum dicionário Português a palavra " coleguismo", aconselho-te piamente a propô-la ao Instituto Nacional de lingua Português!
    Abraços na mesma!

    By Blogger João Branco, at 6/5/06 7:35 da tarde  

  • Caro amigo, acho que é uma das últimas respostas que te pretendo dar... Pelo menos referente a comentários infelizes de quem nada faz da vida…

    Wild card, não sei o que é porque na minha estrutura todas as portas se encontram abertas para todos, não precisamos de acessos especiais...

    Medo não tenho... Mostrei-o nas autárquicas... Dei a cara pelo meu partido e pelo nosso projecto... E tu? Onde estavas? E onde estava a JS de Águeda? A colar cartazes, certamente...

    Dá para rir dizeres que tenho medo... Medo foi o que ainda na última Assembleia Municipal, aquela em que se discutiu e aprovou o orçamento e o plano de actividades para o ano 2006 e na qual não estiveste presente (talvez por ser sexta-feira e dia de copos para muitos...), questionando o actual executivo sobre a total, repito total ausência de referências explicitas em matérias de juventude nesses documentos!

    Medo é o que a JS de Águeda deve de sentir para não dizer publicamente que o orçamento que foi aprovado se esquece totalmente dos jovens aguedenses e do que lhes foi prometido pelo PS.

    Esse tal Dr. Pires de Lima teve toda a razão no que disse e no que diz regularmente sobre a "asneirada" que o PS lá vai fazendo... Por concordar com ele, aceitei o convite de integrar a sua lista para o Conselho Nacional do CDS-PP. (Talvez o tenha aceite por ser medroso… Talvez tenha sido convidado para tão importante candidatura por não possuir medo…)

    Discussões sãs??? Não sabes o que são! Os teus comentários demonstram a qualquer um que só tens “paleio” e que este é quase sempre desprovido de qualquer conteúdo... Fartas-te de “enrolar palavras expressões académicas”, mas não acrescentas nada de importante – quem conhece discute, quem desconhece limita-se a argumentar…

    Se tens assim tantos projectos para a juventude, apresenta-os ao Presidente da Câmara Municipal de Águeda, pois ele infelizmente parece não ter nenhuns.

    By Blogger Unknown, at 7/5/06 9:25 da tarde  

  • Também penso dar-te apenas o gostinho de uma ultima respota, Paulo:

    Quem te disse, que também não dei a cara pelo meu projecto! Porventura durante 3 semanas não fui com o Dr. Gil Nadais ao mercado municipal, porventura não fui com o Dr. Gil aos estádios de futebol do concelho! Pois, mas como nãoi me conheces o rosto disparas bitaites, porque na verdade olhas mas nem vês, quem está e não está!
    Não estive presente naquela Assembleia e tu sabes, muito bem, porquê! Eu não vivo em Águeda sabes! Sabes muito bem disso, à sexta feira saio da estação A de Coimbra por volta das 7 da noite, ir a casa em S Martinho de Oiã, jantar, tomar um banho, ir de S Martinho a Águeda, em apenas 2 horas e meio é quase impossivel, visto que só 50 minutos é o tempo da viagem!
    Mas deixo-me de blá blá blá evou À luta, não são só vocês que vão À luta! Nós, Juventude Socialista de Águeda nunca viramos costas a nada, nunca enfiámos nenhum autarca entre a espada e a parede, apenas nos limitamos a sugerir, a exigir certas e determinadas coisas que queremos para desenvolver o nosso trabalho! E foi o que fizemos num acampamento concelhio no Préstimo, num café-tertulia com o Dr Gil Nadais, DR. Silva Pinto e com os deputados municipais José Vidal e Carlos Guerra... Nem mais, agora se cumprem isso é lá com eles ( mas não te esquecendo que os laranjinhas deixaram o saco bem vazio para obra na CMA)
    Quanto a copos, mais vezes deves ser tu apanhado do que eu... porque até felizmente o meu fim de semana não é de sair muito de casa, para sair já basta aqui em Coimbra!

    Outro assunto:
    Esse tal, Pires de Lima que tenha juizo, e que vá buscar as Espanholas para o Partido Sexy, que até ai a malta da JS aplaude...
    Acho que fizeste bem em aceitar o que ele te propôs!

    Quem não sabe o que são discussões sãs são vocês,pois delas reza a história dos ultimos comentários de Pedro Vidal que coitado, só sabe fazer ataques ad hominem e não ataques a um elemento partidário ( eu como pessoa politica) ,
    mas desculpa esqueci-me de usar uma linguagem mais simplificada, pois acusam-me de ter uma linguagem académica.. ui ui teve quase a descer de divisão ontem... não é por mais que deixa de ser uma linguagem cuidada, o que metade dos Portugueses não têm, porque não sabem dizer mais que um vocábulo para se exprimirem...

    Já agora, paleio, têm os papagaios... Enrolar, enrolam-se os charros... e para já essa frase está muito mal construida, nunca viro a cara à discussão, estou pronto para discutir Àgueda com qualquer um...
    Argumentos podem ser falaciosos, o teu é bastante, não bate como Tautologia...

    E By the way, já apresentámos os nossos projectos ao Dr. Gil Nadais... ele já os analisou e já começou a tratar de alguns... e por isso estaremos sempre ao lado dele intransigentemente...

    Abraços e bebe pouco!

    By Blogger João Branco, at 8/5/06 9:28 da manhã  

  • Achas mesmo que eu dizia que não estiveste lá se não soubesse quem eras?!

    Enfim…

    Tanta coisa para dizer que ou os vossos projectos não tinham valor, ou que o Dr. Gil Nadais e o seu executivo se esqueceram da juventude aguedense...

    Ou será pela demasiada experiência da vereadora da juventude?!


    Dás-me pena!

    By Blogger Unknown, at 8/5/06 11:48 da manhã  

  • Enfim... um argumento pouco categórico que usas! Talvez tenhas razão ao afirmar que a Elsa não têm qualquer perfil para o cargo que ocupa, mas deixá-la trabalhar em paz!
    Quanto aos nossos projectos, e digo nossos, meus, teus, de a,b,ou c NÃO FORAM avante porque o saco do dinheiro está vazio... Pergunte-se a Castro e Azevedo e companhia, em que " tasca" o gastaram!

    By Blogger João Branco, at 8/5/06 2:55 da tarde  

  • O PS tinha por obrigação de idealizar e apresentar aos aguedenses um programa que não fosse populista. Contudo preferiram não o fazer, apresentando um programa que, das duas uma: ou revelava o profundo desconhecimento que o PS possui-a sobre a realidade das contas do concelho, ou demonstrava uma vontade desmedida e irreflectida de ascensão ao poder a qualquer custo...

    Como socialista activo que és estou certo que possuis a resposta para esta questão preocupante para Águeda para todos os aguedenses...

    By Blogger Unknown, at 11/5/06 10:23 da tarde  

  • O populismo é coisa da direita e mais propriamente do PSD, o PS em Águeda não acatou essa estatégia, preferindo optar por uma campanha autárquica que visou alertar para a mudança, não fosse o slogan " Força para a mudança"!
    Sim, penso que o PS sabia uma estimativa sobre o defice camarário, mas parece que os numeros em débito passaram as expectativas das suposições! Quanto ao outro argumento nem respondo, porque acho que ninguém o faz em politica, porque dá-se sempre mal!
    Abraço

    By Blogger João Branco, at 13/5/06 10:10 da manhã  

  • Enganas-te! O populismo não é coisa da direita, é sim de quem o pratica!

    Quanto ao resto, só o tempo o dirá...

    By Blogger Unknown, at 13/5/06 11:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home